Para que seja possível a fusão de fibra ótica é necessária a utilização de um equipamento de emenda otica, comumente denominado “Máquina de Emenda Otica” na qual as duas fibras são alinhadas frente a frente, mantendo-se uma pequena distância entre as mesmas. No local onde existe esta pequena distância encontram-se, de forma perpendicular com as fibras, dois polos também alinhados frente a frente um com o outro, com uma certa distância entre os mesmos. Faz-se necessário passar energia elétrica de um polo para o outro e devido à distância que existe entre os mesmos são formados arcos voltaicos que aquecem as fibras a temperaturas altíssimas, que provocam a fusão entre as mesmas. Ou seja, a fibra é introduzida na máquina de fusão, limpa e clivada ( cortada com uma cortadora de precisão ), para após o delicado alinhamento apropriado, ser submetida à um arco voltaico que eleva a temperatura nas faces das fibras, provocando o seu derretimento e a sua fusao.
Após o término do processo de fusão da fibra otica, é necessário fazer a proteção das fibras oticas nos pontos em que foram feitas as emendas. Para tanto existe um protetor de emenda feito de tubo cilíndrico termocontrátil transparente ( denominado tubete ) contendo um elemento metálico em aço inoxidável, o qual tem a finalidade de garantir o reforço mecânico das emendas oticas, protegendo-a contra quebras e fraturas.
Após a proteção, a fibra emendada é acomodada em recipientes chamados caixa de emendas ópticas ou blocos de emenda oticas. As caixas de emendas podem ser de vários tipos, de acordo com a aplicação e o número de fibras opticas. Umas, por exemplo, são pressurizáveis ou impermeáveis, já outras são resistentes ao sol, para instalação aérea.
O custo de todo o material necessário para este tipo de emenda é alto, pois o processo de “Emenda Otica por Fusão” exige um custo alto de investimento nos equipamentos para a sua operação. Entretanto, este processo agiliza as instalações e garante uma grande confiabilidade no sistema.
A Xtech possui maquinas de fusao optica de última geração e pessoal especializado para execução das seguintes tarefas:
-
-
Fusão de fibra oticas monomodo e multimodo.
-
Abertura e fusão em cabos oticos de operadoras de Telecom.
-
Fusões em fibra otica em locais de dificil acesso.
-
Lançamento de cabos oticos aéreos e subterraneos
-
Pessoal registrado em carteira, com NR10, NR35 e todos os EPI´s necessários.
-
Pessoal com treinamento para embarque em plataformas e navios , com CBSP e Huet
-
Você tem um projeto de infraestrutura de rede ótica, e precisa de serviço de fusão de fibra ótica? Fale com a Xtech Lan Services.