Manter a organização de racks em dia não é uma tarefa fácil, não é mesmo?
Não é raro encontrarmos redes em que os cabos se tornam tão emaranhados que parece impossível entender que cabo vai para onde. Esta situação realmente pode impedir a sua capacidade de solucionar problemas de TI com agilidade.
Uma das razões para se manter datacenters e racks de redes fechados, além da segurança é claro, é esconder a bagunça que é o cabeamento dentro destes locais. Ironicamente, depois de ter gasto uma fortuna em equipamentos de rede de ponta, muitos ficam tímidos em mostra-los por causa do estado precário do cabeamento.
Caso não possua pessoal próprio com conhecimento, determinação e coragem para organizar, documentar e manter o cabeamento de sua rede, conte com nossos serviços profissionais para fazê-lo. Isto lhe economizará tempo, dinheiro e produzirá resultados impressionantes.
Se precisar de ajuda, entre em contato conosco. Ficaremos muito felizes em ajudá-lo na organização dos racks da sua empresa.
Temos uma vasta gama de serviços que ajudarão no sucesso da sua organização.
Se você precisa de um serviço de organização de racks na sua empresa, conte com a Xtech Lan Services e seus profissionais certificados e autorizados pela Panduit e Systimax!
Planejando o Layout e Organização de Racks
Antes de começar, considere o tamanho do rack, se você usará trilhos de energia e quais são suas necessidades de ventilação. Racks mais profundos podem tornar a instalação mais fácil e aumentar a ventilação. Os trilhos de energia podem ser gerenciados ou não, você precisará determinar qual é o melhor para suas necessidades. A ventilação é o problema perene dos servidores, e o design do rack e a maneira como você o configura podem afetar a ventilação.
Ao considerar a localização do equipamento, determine quantas unidades de montagem em rack podem ser colocadas em seu rack. Uma unidade de montagem em rack mede 1,75 polegadas e um rack padrão de 2,10 metros terá 45 unidades de montagem em rack. Depois de saber quantas unidades de montagem em rack você tem, meça a altura do seu equipamento para determinar quantas unidades de montagem em rack serão necessárias.
Colocação de Equipamentos
Em seguida, considere a colocação do equipamento no rack. Em alguns casos, você pode não ter todo o equipamento em mãos ou o equipamento pode ser adicionado ao longo do tempo. Lembre-se de deixar espaço para equipamentos futuros.
Algumas coisas para pensar:
-
- Quantos servidores você deseja instalar?
- Onde colocar seus interruptores?
- Você deseja hospedar um teclado, monitor e mouse no rack?
- Você tem energia suficiente para encher o rack? Se não, você pode espaçar o equipamento?
- Como você pode agrupar logicamente as partes?
- Como você pode ter certeza de que pode acessar o equipamento facilmente quando for necessário?
- Como você pode gerenciar o resfriamento e a ventilação?
- Você planeja montar o equipamento em cima do rack?
Ao decidir onde colocar seu equipamento no rack, lembre-se de que um rack bem espaçado e bem organizado é mais fácil de usar e manter.
Rotulagem e Organização
Enquanto estamos discutindo a facilidade de manutenção, lembre-se de planejar as coisas que podem dar errado em algum momento e o que você precisará consertar. Rotular equipamentos, interruptores e cabos de maneira adequada e clara pode economizar tempo se o rack precisar de manutenção. Além disso, lembre-se de que pode não ser você que precisa consertar as coisas, portanto, faça um favor aos seus colegas de trabalho.
Além disso, dispor as coisas de maneira lógica e organizada o ajudará a encontrá-las no futuro ou a quem está tentando trabalhar na pilha. A organização de equipamentos e cabos por tipo ou função facilitará a manutenção do rack do servidor no futuro.
Controle de Clima
Se alguma coisa é uma constante quando se trata de racks de servidores, é o impacto que a temperatura pode ter no desempenho. Para que os servidores funcionem da melhor forma, eles precisam ser mantidos em uma temperatura ideal. A maneira como você organiza o rack do servidor pode afetar isso. Se possível, distancie seus servidores para que haja bastante fluxo de ar entre eles. Considere se há fluxo de ar na parte superior ou inferior do rack e aproveite isso, se possível. Alguns servidores podem aquecer mais do que outros, para aqueles, em particular, dar a eles amplo espaço e fluxo de ar para resfriamento.
Se você estiver armazenando seus racks de servidores em um data center, eles podem ser responsáveis pelo controle de temperatura e fluxo de ar. No entanto, o calor localizado de servidores dispostos muito densamente pode afetar o desempenho, o consumo de energia ou até mesmo causar falha do equipamento.
Planejando para o Futuro
Além de planejar e organizar o rack do servidor em si, considere onde ele será armazenado e quanto espaço há para expansão. Se você tiver uma sala de servidores designada, considere onde colocar racks adicionais conforme sua empresa cresce. Se os seus servidores estiverem alojados em um data center, considere a quantidade de espaço que você está contratando e com que rapidez pode ser necessário expandir para acompanhar o crescimento dos negócios ou os avanços da tecnologia. Ao planejar o futuro, você poderia economizar em sua empresa reformas caras ou ter que mover o equipamento se você ultrapassar sua localização atual.
Você pode economizar tempo e esforço, bem como tempo de manutenção futura, planejando e organizando cuidadosamente seu rack.
Você tem um projeto de reestruturação da sua infraestrutura de rede? Precisa de um serviço de organização de racks? Fale com a Xtech Lan Services.