Quando se experimentam problemas na conexão de um cabo ótico, é necessário realizar um teste de fibra ótica para diagnosticar o problema, e isto deve ser feito da seguinte maneira:
Testes de fibra otica que voce mesmo pode fazer:
Alguns testes basicos devem ser feitos antes de se acionar uma empresa especializada em fibra otica, e estes testes sao os seguintes:
-
-
Checar se os conversores estao energizados e se eles estao se comunicando. Os conversores externos tem mais luzes indicativas de função, entao são mais faceis de se entender. Os conversores que ficam dentro dos switches tem menos identificação visual.
-
Caso seja uma fibra otica MULTIMODO , pode-se utilzar o método da lanterna, que consiste em desligar o cabo em ambas as pontas , inserir luz em umas das pontas e verificar visualmente se esta luz chega do outro lado. ATENÇÃO: CUIDADO COM O LASER NOS OLHOS! Este método não funciona em cabos oticos monomodo.
-
Use testador de cabos oticos ( denominado visual fault finder ) . Ele tem uma luz potente que testa fibras multimodo e monomodo. CUIDADO COM OS OLHOS!
-
Troque os cabos metalicos que ligam os conversores até o switch
-
Verifique as portas dos switches. Não é raro estarem com problemas ou até desabilitadas ( alguns switches inteligentes desabilitam portas quando suspeitam de problemas ).
-
E finalmente, se nada disto funcionou, acione uma empresa especializada para testar a fibra otica com um OTDR . Rapidamente voce terá um diagnostico preciso. A Xtech possui equipamentos e pessoal especializado para isto.
Teste de fibra ótica para verificar perda óptica
Ao testar uma fibra quanto a perda óptica, os testadores de fibra precisarão conectar-se a uma fonte de teste para fornecer um padrão de luz óptica, bem como um cabo de lançamento para fornecer uma referência de “perda de 0 dB” calibrada. Um medidor de potência na extremidade oposta do circuito medirá a fonte de luz com e sem a fibra em teste para quantificar a perda em dB da própria fibra.
Outros métodos para testar as conexões do cabo de fibra óptica incluem cabos de lançamento e cabos de recepção conectados ao medidor de potência. Esse é o método padrão para testar a perda em uma planta de cabo instalada, e inclui as medições de perda em ambas as extremidades de conexão do cabo de teste. Por esse motivo, um aspecto importante de qualquer teste de fibra óptica é assegurar que todas as conexões estejam extremamente limpas.
Um reflectômetro óptico no domínio do tempo (OTDR) também pode ser usado como testador de cabo de fibra óptica para verificar a perda óptica. Utilizando a fonte de luz de alta intensidade emitida em um intervalo de pulso predefinido por meio de um cabo de conexão em uma extremidade do cabo de fibra óptica, o instrumento OTDR analisa o retroespalhamento da luz, retornando ao local de origem.
Este método de teste de fibra de extremidade única pode ser usado como um testador de fibra óptica para analisar quantitativamente a perda, bem como identificar os locais de perda durante a instalação, manutenção e troubleshooting. Os produtos Mini OTDR oferecem a funcionalidade de um dispositivo OTDR mainframe em um produto de teste de fibra portátil e podem integrar outras capacidades como inspeção de extremidade da fibra, VFL e medição de potência.
Você tem um projeto de infraestrutura de rede ótica, e precisa de um teste de fibra ótica? Fale com a Xtech Lan Services.