by adminxls adminxls Nenhum comentário

As fibras ópticas são mecanicamente muito diferentes dos cabos de aço e cobre, e as técnicas para instalá-las são, portanto, significativamente diferentes. As fibras não são apenas extremamente frágeis, mas também elásticas até certo ponto. As fibras também devem ser protegidas contra forças de tração (axial), forças de compressão e flexão.

As características de transmissão de longo prazo da fibra óptica dependem dos procedimentos de instalação utilizados. A colocação de fibras é uma disciplina especializada que deve ser realizada por pessoal treinado e experiente.

Dutos e valetas

O método tradicional de colocar fibras ópticas ainda utilizadas na maioria dos países em desenvolvimento é dutagem e valetas. Isso envolve a criação de uma valeta através da escavação de solo manual ou mecanizada. Essa abordagem é preferida em países onde o trabalho manual é barato.

O processo de valetamento precisa de um controle cuidadoso para garantir que o piso da valeta não tenha nenhuma torção , que o piso seja uniforme e as valetas não tenham grandes curvas.

Os dutos são colocados nas valetas e a fibra é então puxada mecanicamente ou soprada através dos dutos por sopradores de fibra ótica especializados, usando água ou ar. No sopro de fibra a ar, os sopradores usam ar comprimido para empurrar a fibra através de dutos.

Os dutos são fabricados a partir de polietileno de alta densidade (PEAD) , que pode suportar temperaturas de até 120 ° C e tem excelente resistência a álcoois, ácidos concentrados e bases.

Mini valas

O equipamento mecanizado ( valetadeira ou mini valetadeira ) é usado para criar pequenos valetas ( mini valas ou micro valas ) em diferentes superfícies. Esta técnica pode ser usada em rotas que contenham superfícies de asfalto, como calçadas e estradas. No entanto, a técnica não é adequada para solo com pedregulhos ou cascalho ou solo arenoso. Esta técnica tem uma vantagem em relação aos métodos convencionais de colocação de cabos na medida em que é muito mais rápido para executar. A seção transversal e a profundidade da mini vala dependerão do número de dutos a serem colocados. Enquanto a seção transversal varia entre 7 e 15 cm, a profundidade é tipicamente entre 30 e 40 cm.

Micro valas e microdutos

Já no método de micro valas , não se cria uma trincheira profunda no asfalto, assim como a trincheira convencional, mas se cria uma trincheira rasa, geralmente com 2 cm de largura e 30 cm de profundidade. Micro tubos especiais são então colocados nos sulcos e são preenchidos, tipicamente com um asfalto frio. As fibras são então sopradas nos tubos. É um processo muito rápido e limpo de instalação de cabos óticos.

 

A Xtech Lan Services fornece serviços de infraestrutura de rede ótica por todo território nacional. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *